domingo, 26 de setembro de 2010

Com doçura e com dendê

Receita de Caruru:

100 quiabos
1 xícara de castanha de caju
100 g de amendoim torrado e moído sem casca
2 xícaras de camarões defumados, descascados e moídos
2 cebolas grandes
2 xícaras de azeite de dendê
3 limões
2 colheres de sopa de sal
4 xícaras de água quente
pimenta
gengibre
alho

      O modus operandi da iguaria ainda não desenvolvi. Sei que hoje é dia de caruru na minha velha Bahia e eu estaria picando quiabos, se lá estivesse, para que uma boa baiana fizesse o enorme panelão e chamasse, depois, sete meninos que se lambuzariam na panela de barro! Mas apesar de autêntica, minha baianidade se limita ao estado de apreciadora inveterada da culinária do dendê, afinal, nem todo cão que não ladra morde, nem todo bigode é de gato e nem toda baiana é tão boa quanto sugere sua africanidade! Então, resta-me, ao menos,distribuir doçura... Que venham, pois, os meninos se empanturrar de bombom...Mas erê que não se comportar não ganha doce!!!  E depois eu me acerto com Cosminho e Daminhão...

TECLA SAP para os não baianos: Dia 27/09 é dia de São Cosme e Daminhão, que no sincretismo, representam os erês, ou seja,  as crianças no Panteão afriano.
A oferenda para os erês é, pois, muito doce e faz-se o tradicional “caruru de Cosminho” porque na Bahia, quem nasce em setembro não faz aniversário, faz caruru!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário